Plano de classificação

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Instituto Superior de Agronomia

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Instituto Superior de Agronomia

Detalhes do registo

Nível

Registo de autoridade   Registo de autoridade

Tipo de entidade

Código

ISA

Forma autorizada de nome

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Instituto Superior de Agronomia

Outras formas de nome

ISA

Datas de existência

1852     

História administrativa/biográfica/familiar

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) foi criado em 1852. Em 1930, foi integrado à Universidade Técnica de Lisboa e em 2012, à nova Universidade de Lisboa, obtida da fusão da anterior UL com a UTL (Decreto-Lei n.º 266-E/2012 de 31 de dezembro) . O ISA dedica-se ao ensino superior e à investigação, no domínio das ciências e engenharias agronómica, florestal, zootécnica, alimentar e do ambiente, da arquitetura paisagista e da biologia.

Zona geográfica

Estatuto legal

Pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

Funções, ocupações e atividades

Instituição que se destina ao ensino à cultura e à ciência. O Despacho n.º 2968/2018 de 22 de março no artigo 3.º estabeleceu as atribuições do Instituto Superior de Agronomia: a) Ministrar ensino de nível superior estruturado em cursos de 1.º ciclo (licenciatura), 2.º ciclo (mestrado) e 3.º ciclo (doutoramento); b) Organizar cursos de especialização, de pós -graduação, de formação ao longo da vida e cursos livres, que não conferem graus académicos; c) Realizar atividades de investigação científica e tecnológica, com vista à produção do conhecimento, à inovação, ao apoio ao ensino e à partilha e prestação de serviços científicos e técnicos à comunidade; d) Colaborar com as outras unidades orgânicas da ULisboa e com outras Universidades portuguesas e estrangeiras na realização de cursos, de projetos de investigação e de quaisquer outras atividades de interesse comum; e) Conceder ou participar na concessão de graus, títulos académicos, equivalências, reconhecimento de habilitações, certificados de formação, e ainda graus e títulos honoríficos, nos termos da lei e dos Estatutos da ULisboa; f) Desenvolver as capacidades intelectuais e a formação humana, cultural, científica e técnica dos seus estudantes, fomentando a sua autonomia e capacidade empreendedora, assim como valores de ética e deontologia profissionais; g) Promover a qualidade de vida e de trabalho dos estudantes, apoiando o associativismo estudantil, a participação na vida académica e social e as atividades extra-curriculares; h) Promover e acompanhar a inserção dos seus estudantes na vida ativa, como agentes de inovação e desenvolvimento económico da sociedade; i) Assegurar as condições para a formação, qualificação pessoal e profissional de docentes, investigadores, e funcionários técnicos e administrativos; j) Recrutar e qualificar o seu pessoal, de acordo com padrões exigentes, e por forma a corresponder às necessidades do funcionamento do ISA; k) Promover critérios de avaliação e garantia de qualidade a aplicar no ensino e/ou investigação, nos docentes e/ou investigadores, na aprendizagem e nos estudantes, assim como no funcionamento organizacional; l) Realizar atividades de divulgação cultural, científica, tecnológica e pedagógica, garantindo à sociedade a boa aplicação do financiamento público e demais receitas; m) Promover a internacionalização no contexto europeu, lusófono e mundial, consubstanciada na participação em redes de formação e de investigação e desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, e na mobilidade de estudantes, docentes, investigadores, funcionários técnicos e administrativos; n) Criar ou participar em associações, sociedades, consórcios e em fundações, nacionais ou internacionais cujas atividades sejam compatíveis com a missão e atribuições do ISA; o) Assegurar as restantes atribuições de acordo com a sua natureza e missão, incluindo as definidas no Artigo 4.º dos Estatutos da ULisboa.

Mandatos/fontes de autoridade

Despacho n.º 8240/2020. Alteração e republicação dos Estatutos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Diário da República II Série. (25-08-2020) 188-213. Disponível em WWW:<URL: https://dre.pt/application/file/a/141092932>Despacho n.º 2968/2018. Estatutos do ISA [Em linha]. Diário da República II Série. 58 (22-03-2018) 8512-8518. Disponível em WWW:<URL: https://dre.pt/application/file/a/114903824>