Plano de classificação

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Instituto Superior Técnico

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Instituto Superior Técnico

Detalhes do registo

Nível

Registo de autoridade   Registo de autoridade

Tipo de entidade

Código

IST

Forma autorizada de nome

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Instituto Superior Técnico

Outras formas de nome

IST

Datas de existência

1911     

História administrativa/biográfica/familiar

O Instituto Superior Técnico (IST) foi criado em 1911 e teve a sua origem no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. O primeiro diretor do IST, Engenheiro Alfredo Bensaúde criou os cursos de engenharia nas áreas científicas de: minas, civil, mecânica, eletrotécnica e químico-industrial. A partir de 1930, passou a integrar a Universidade Técnica de Lisboa. Em 2012, com a fusão entre a Universidade Técnica e a Universidade de Lisboa foi integrado à ULisboa. (Decreto-Lei n.º 266-E/2012 de 31 de dezembro)

Zona geográfica

Estatuto legal

Pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

Funções, ocupações e atividades

Instituição destinada ao ensino, à ciência, à cultura e tecnologia. O Despacho n.º 12255/2013 de 25 de setembro, estabeleceu as atribuições do Instituto Superior Técnico: a) A realização de atividades de investigação científica e tecnológica, com vista à produção do conhecimento, à inovação, ao apoio ao ensino e à prestação de serviços científicos e técnicos à comunidade; b) O ensino das matérias necessárias à formação cultural, científica e técnica dos seus estudantes; c) A organização de cursos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos, de especialização, e de formação profissional e aprendizagem ao longo da vida, quer no âmbito da escola, quer de outras instituições, académicas e não académicas, nacionais ou estrangeiras; d) A concessão ou participação na concessão de graus, títulos académicos, equivalências, reconhecimento de habilitações, certificados de formação, e ainda graus e títulos honoríficos, nos termos da lei e dos Estatutos da Universidade de Lisboa; e) O recrutamento e a qualificação do seu pessoal, de acordo com padrões exigentes, e por forma a corresponder às necessidades do funcionamento da escola; f) A realização de atividades de divulgação cultural e científica; g) A prestação de serviços nas áreas científicas e tecnológicas correspondentes à missão prosseguida.

Mandatos/fontes de autoridade

Despacho n.º 12255/2013. Estatutos do Instituto Superior Técnico [Em linha]. Diário da República II Série. 185 (25-09-2013) 29517-29523. Disponível em WWW:<URL: https://dre.pt/application/file/a/1877257>